domingo, 15 de fevereiro de 2009

Cabeleireiros uma profissão um preconceito?

Pacheco iniciou suas atividades praticamente em 1955 na Vila Mazzei e até a década de 80 imaginamos o quanto de preconceito ele deve ter passado.

Hoje as pessoas estão mais aberta, menos preconceituosas e tal profissão, digo a profissao de cabeleireiro é valorizada e reconhecida.

Há um vasto mercado de beleza e, esse mercado é, indiscutivelmente, competitivo. Os profissionais devem unir-se para trocar conhecimentos

Pacheco ao longo de mais de cinquenta anos de carreira superou e supera tudo isso com com honras, glórias, dignidade e respeito.

Um bom cabeleireiro não basta apenas ter técnica é necessário gostar do que faz, ter sensibilidade, respeitar os desejos de cada cliente.

Técnicas de Corte

A especialidade do Pacheco é o corte masculino, como vimos e devido a isso recebeu vários prêmios, mas como citamos em outros "posts" as mulheres também frequentavam e frequentam seu salão.



Tais prêmios foram possíveis devido à sua técnica de corte, lavagem, secagem e modelagem dos cabelos.


Os conceitos relativos à beleza mudam, constantemente, as roupas e o corte de cabelo externam algumas das qualidades das pessoas. Nas ruas desta Capital, por exemplo, podemos observar as mulheres usando batons, trajes da moda e com os cabelos cuidadosamente penteados.




Você pode vestir o melhor terno, o melhor sapato, a mais vistosa gravata, mas se seu cabelo não estiver com um corte moderno e bem feito, o conjunto não ficará harmonioso.









As técnicas utilizadas no salão do Pacheco fazem milagres e puderam ser aprendidas por outros profissionais da área em diversas cidades e estados no Brasil, pois o Pacheco ministrou vários cursos para aperfeiçoamento e aprendizado





Os hairstylists lançam moda e exatamente isso que o Pacheco, com seu talento, sempre fez lançava moda e tendências que eram copiadas e seguidas pelos homens modernos e antenados.









Pacheco abre seu salão logo pela manhã e, diariamente, atende seus clientes previamente agendados e os que aparecem ser agendar também. Todos são tratados da mesma maneira desde os mais exigentes até os que deixam ao seu critério a escolha do corte e tratamento.
Mas antes de optar pelo corte Pacheco conversa com seu cleinte e analisa a espessura dos fios, as ondas os rodamoinhos presentes em diferentes lugares da cabeça, além é claro, como citados em postagens anteriores faz um tratamento e não é a toa que seus clientes são fiéis, pois seus desejos são concretizados pelas suas mãos habilidosas.
Na verdade seu trabalho é muito mais do que um trabalho é sua Vida, sua carreira de suceso foi desenvolvida devido a sua paixão pela "estética" e sua intimidade com tesouras, navalhas, escovas e pentes.


Sindicato dos Cabeleireiros


" A lei brasileira não dá uma definição exata, pode-se dizer que sindicato é uma espécie de associação livre de empregados, empregadores ou de trabalhadores autônomos para defesa dos interesses profissionais de uma determinada categoria, ou seja, um agrupamento estável de várias pessoas de uma mesma profissão, que convencioanam colocar, por meio de uma organização interna, suas atividades e parte de seus recursos comuns para assegurar a defesa e a representação da respectiva profissão, com vistas de melhorar suas condições de vida e trabalho"

Pacheco desde o início de suas atividades como profissional da categoria desejou o reconhecimento da profissão e lutou para que isso tornasse realidade e foi um dos diretores do Sindicato dos Cabeleireiros.


Apresentações


Aulas - variadas






Cosmética




A Cosmética é um encontro anual da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmética, para clientes de todo o continente, integrando os decisores do setor para concretizaçao de seus negócios, firmando-o como um espaço voltado para cuidados pessoais, estilo de vida e bem estar, envolvendo clientes e visitantes de ambos os sexos.


As empresas que participam buscam reforçar e valorizar sua imagem perante os fornecedores incrementando assim suas vendas, fortalecer seu networking com a industria cosmética nacional e internacional, aumentar e desenvolver seus canais de distribuição, acessar novos clientes e realizar negócios com mercados internos e externos.

Os expositores são alem de lojistas, atacadistas,e distribuidores de produtos de beleza, proprietários e compradores de redes de farmácia e dograrias, compradores internacionais ,profissionais de beleza como esteticistas, manicures, podólogos, maquiadores, cabeleireiros, fisioterapeutas, terapeutas capilares e dermato funcionais.




















Pacheco não fica de fora de uma feira como esta.

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Cortes - modelos das apresentações








Famosos

Pacheco atendia em seus diversos salões sempre muito concorridos, ao longo de sua trajetória profissional, famosos de todas as áreas : atores, atrizes globais, comediantes, músicos, cantores, jogadores de futebol,
























Entre eles podemos citar: Chico Anisio, Jô Soares, Tony Ramos, Alexandre Borges, Julia Lemetz, Malu Mader,

























... além é claro, de fazer suas demonstrações em programas de televisão como a TV Gazeta, Programa do Jô Soares, Programa Super Pop na época apresentad0 pela Luciana Gimenez.


Corte Navalha




A maneira correta de segurar a navalha é colocando o polegar e o mínimo na frente e o indicador, o mediano e o anular atrás, prensando-se a navalha entre os dedos.





Sendo que a navalha ao se trabalhar deve ficar a um ângulo de 45°, ou seja, ligeiramente inclinada e não deitada e nem em pé.




Se o cliente usa o cabelo para a frente começa-se cortar patra trás e depois para a esquerda, direita e por último para a frente.




Corte Mexa a Mexa











Seus cortes ficaram conhecidos mundialmente como o Mexa a Mexa que passo a exibir passo a passo:






















sábado, 7 de fevereiro de 2009

Fisiologia do Cabelo

O crescimento capilar é muito complexo, pois o cabelo é um cordão de cédulas maduras conectadas, das quais as que saem para fora da pele já estão quase mortas.



As células reguladoras do crescimento capilar encontram-se no tubo capilar, um pequeno nódulo localizado na base do fio. O bulbo concentra um componente vital para o crescimento a papila dermal que é uma estrutura formada por tecidos e vasos sanguíneos que liberam sinais químicos e hormônios para a renovação das células e para formar um novo fio, libera um sinal que avisa a célula do tubo capilar para migrar em direção a ela. As células, então, interagem quimicamente com a papila, numa operação que promove a divisão celular e a maturação. Eventualmente, um novo fio atravessa a pele e nasce.

O cabelo nasce para baixo e depois sobe segundo um artigo publicado no New York Times.

As células precursoras que amadurecem na forma de cabelo, estão no tubo capilar e não no bulbo como se imaginava e cada fio de cabelo cresce em média cerca de 0,5 mm por dia em uma cabeça que em condições normais, tem em média 80 a 120 mil fios. Há uma queda diária de até 40 fios.


Como é formado o cabelo? São três suas camadas: cutícula (externa);
cortiça (interna) e medula (centro do cabelo).






Quimicamente o cabelo é composto de 45% de nitrogênio, hidrogênio e oxigênio, 50% carbono e 5% enxofre.

Quais são as principais características do cabelo? Elasticidade que denota cabelos saudáveis; Porosidade que mostra escabas abertas absorvendo maior ou menor quantidade de líquidos; Impermeabilidade quando as escamas estão fechadas; normal se as escamas apresentam-se normais; cilíndricos que dão o aspecto liso aos cabelos, prismáticos que são os cabelos crespos.

Cabelos sensibilizados geralmente são provocados por agentes físicos externos, por exemplo: secadores ou calor em excesso.

Quanto à estrutura há 3 categorias de cabelos: fortes, normais e fracos e quanto ao tipo de cabelos os especialistas classificam em: normais, oleosos e secos.


Os Normais são macios, com brilho e volume adequados, não ressecam com facilidade, nem apresentam excesso de oleosidade, fáceis de pentear e não necessitam ser lavados com muita freqüência. O couro cabeludo costuma estar limpo, e as glândulas sebáceas produzem apenas a gordura necessária para a alimentação dos cabelos. Sendo assim, basta lavar a cabeça com um xampu suave e ter o cuidado de proteger o cabelo de fatores externos como o sol ou o vento.

Os oleosos já não tem tanta sorte já que as glândulas sebáceas têm uma produção acima do que seria necessário. Resultado: a gordura faz com que o cabelo, que geralmente já é fino, perca ainda mais o volume. Para manter a boa aparência são precisos cuidados diários. A lavagem é uma das principais medidas terapêuticas, uma vez que quando o couro cabeludo está sujo, impede que os folículos pilosos e as glândulas sebáceas funcionem de forma eficaz. Por isso os cabelos devem ser lavados diariamente.

Os secos assim como os cabelos oleosos, demandam uma certa atenção. A sua principal característica é a de serem baços e com pontas espetadas por todos os lados. Neste caso, o que ocorre é que a gordura produzida não é suficiente para deixar os cabelos devidamente hidratados. Eles são volumosos e difíceis de pentear ou desembaraçar; frágeis e sem brilho, são ásperos ao toque. Não os lave todos os dias e hidrate-os à vontade

Fases da Lua - um método de trabalho



À medida que a Lua viaja ao redor da Terra ao longo do mês ela passa por um ciclo de fases, durante o qual sua forma parece variar gradualmente. O ciclo completo dura aproximadamente 29,5 dias.

Esse fenômeno é bem compreendido desde a Antiguidade. Acredita-se que o grego Anaxágoras (± 430 a.C.), já conhecia sua causa, e Aristóteles (384 - 322 a.C.) registrou a explicação correta do fenômeno: as fases da Lua resultam do fato de que ela não é um corpo luminoso, e sim um corpo iluminado pela luz do Sol.

A face iluminada da Lua é aquela que está voltada para o Sol.

A fase da lua representa o quanto dessa face iluminada pelo Sol está voltada também para a Terra. Durante metade do ciclo essa porção está aumentando (lua crescente) e durante a outra metade ela está diminuindo (lua minguante). Tradicionalmente apenas as quatro fases mais características do ciclo - Lua Nova, Quarto-Crescente, Lua Cheia e Quarto-Minguante - recebem nomes, mas a porção que vemos iluminada da Lua, que é a sua fase, varia de dia para dia. Por essa razão os astrônomos definem a fase da Lua em termos de número de dias decorridos desde a Lua Nova (de 0 a 29,5) e em termos de fração iluminada da face visível (0% a 100%). Recapitulando, fase da lua representa o quanto da face iluminada pelo Sol está na direção da Terra.

Cabelereiros atendem centenas de clientes e sabem o quanto é difícil lembrar-se dos detalhes de cada cliente.

Pensando nisso, Pacheco, desenvolveu um método de cadastramento de cada cliente. Esse cadastro não se baseava apenas nos dados como nome, idade, data de nascimento, endereço e sim os detalhes no que diz respeito ao tipo de cabelo: fraco, forte, oleoso, normal, sedoso, além disso, fazia um levantamento do fator hereditário: histórico de calvice do pai, avô, etc. A somatória de tudo isso facilitava o tratamento e acompanhamento do crescimento dos fios. Utilizava também um pente específico para medir o tamanho dos fios antes e após o corte.


As Fases da Lua, segundo estudos, influenciavam no crescimento dos cabelos, então, com a criatividade, perseverança, algumas das caracteristicas do profissional Pacheco e com a assessoria de um professor de matemática Enio Messarra e um estudioso de astrologia Fernando Pitanga Juarez Távora, desenvolveu o método.

Concluida a fase de estudos o profissional colocou em prática em seu salão. Ele sustentava que a Lua crescente não era necessariamente o período mais favorável para o corte, acreditava sim que a época ideal dependeria do tipo de cabelo, características da pessoa.


Seus clientes passaram a cortar seus cabelos em cada fase da lua e no final do estudo determinava-se qual a fase mais adequada para o corte.

Satisfeitos com o resultados, esse método foi revolucionário na época, saindo em vários jornais e reportagens na televisão.

Confiante do sucesso do método, Pacheco passa a dar aulas para outros profissionais em 58 salões em 5 estados brasileiros.

Seus clientes faziam filas para serem atendidos e uma vez cortando o cabelo com ele não trocavam por nada no mundo.























sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Tesoura de Ouro

Chegar ao topo em qualquer profissão é sempre uma vitória.

É o reconhecimento de seus esforços no que diz respeito a aprendizado, aperfeiçoamento, aplicaçao das habilidades pessoais e profissionais.

Troféus, medalhas, diplomas dão justa medida do quanto o indivíduo pode transmitir aos colegas de profissão.

Em 2000 foi eleito o Cabelereiro do Século XX pela tribuna de cabeleireiros. Ele sempre antecipou as tendências.


Pacheco conquistou as maiores premiações de sua categoria, entre elas a Tesoura, Navalha e Pente de Ouro, foi Campeão Sul Americano em Buenos Aires, além do Campeonato Mundial de 1978 em Paris.


Ganhou vários títulos, 58 medalhas, 53 troféus e 76 certificados.

Todos os louros da vitória e um dos prêmios que ele jamais esquecerá foi o prêmio conferido em novembro de 1995 : Tesoura de Ouro.




A Tesoura de Ouro é um prêmio, voltado à beleza premiando os melhores profissionais do Brasil em cabelos e maquilagem há mais de vinte anos.

É uma festa maravilhosa que conta com a presença de vários nomes importantes da área de beleza, onde os profisisonais são elogiados e premiados pelo seu trabalho durante aquele ano.

Mas imagina que vitória adquirir essa premiação e após alguns anos seu filho também foi premiado!!

Uma herança!! quer melhor herança do que essa? Ser um profissional reconhecido por exatamente ter seguido a profissão de seu pai?



Cortes utilizando instrumentos inusitados











Que tal uma secagem de cabelo utilizando-se nada menos que uma raquete de squash? (isto em 1977!!)
















Seu cabelereiro utiliza um pinça e uma tesoura cirúrgica para cortar seu cabelo?


Em um evento em São Paulo em 1989 o Pacheco utilizou.














Mas o que você diria uma cliente ao ver seu cabelereiro famoso aproximar-se com um machado para cortar seus lindos cabelos?




Sim, exatamente este instrumento Pacheco usava em seus cortes.
























Pacheco armava seu "salão" até mesmo na calçada e cortava os cabelos dos transeuntes.

Hoje muitos mostram isso como se fosse uma grande novidade.






E se seu cabelereiro chegasse ao seu lado com aspirador de pó?







Você pensaria que ele iria fazer uma faxina na hora de seu atendimento? Pois é, não se tratava disso e sim um corte inusitado utilizando esse eletrodoméstico, ou mesmo após o corte.























Isso sem falar no corte ao fogo ...



Hoje, frequentemente, aparecem "profissionais" em diversos programas de televisão fazendo demonstrações como essas descritas acima, mas imagine você que há várias décadas atrás o Pacheco já fazia tudo isso...










...até cortes com o cliente "de Pé"



Durante muitas demonstrações em diversos eventos que ele participou ao longo de sua carreira profissional o público ficava na expectativa e era atraído para assistir a essas técnicas criativas e ousadas.


Sim , criatividade, ousadia... essas são palavras certas para definir esse profissional.

Instrumentos de Trabalho

Como todos sabem os cortes de Pacheco são famosos mas o que nem todos conhecem são os instrumentos que ele utiliza para realizaçao desse trabalho que é muito além de uma profissão é uma vida:

Tesouras: o profissional deve possuir pelo menos três uma pequena,

uma média e uma grande. Na hora da compra, o tamanho da lâmina deve ser levado em consideração. A lâmina deve ter o tamanho do dedo indicador e mediano mas nessa compra seu conforto e segurança são fatores importantes. Cada corte exige um tipo de tesoura diferente.









Pentes: assim como a tesoura devem ter sempre 03 tamanhos. Lembram-se do pente jacaré? Sim, aquele modelo foi criado pelo Pacheco e hoje é usado pelos profissionais em todo o Brasil; e possuem tripla funções, criando efeitos no corte e no penteado:



PENTE COM SISTEMA DE PADRONIZAÇÃO DE CORTE E APLICAÇÃO DE PRODUTOS NO CABELO,
onde um pente (1) recebe, ao longo de seu corpo, graduação em centímetros (3), em forma de uma régua, sendo os dentes (4) do pente (1) espaçados por vãos ou aberturas retangulares (5) superiores, as quais formam cantos vivos (6), em cujos pontos poderão ser depositados e acumulados, diversos produtos como pastas e cremes, usados para alisamento ou alteração de cor no cabelo, dito pente (1) podendo ser usado por profissionais cabeliereiros, permitindo-lhes uma padronização nos comprimentos dos fios,e também uma distribuição uniforme de produtos para alteração de cor e alisamento dos fios de cabelo, com a saída gradual dos produtos inicialmente retidos nos cantos vivos (6) dos vãos (5) que separam os dentes (4).



Navalha: uma apenas é suficiente contanto que esteja amolada e utilizada
no ângulo certo, ou seja, 45°;




Navalhete: apenas um também para ser utilizado nos contornos de orelhas e ou pescoços;








Máquina: uma apenas devido possuir graduações para a realização dos cortes;








Secador: deve ser do tipo pistola, para ser usado em todas as direções;





Escovas: deve ser comprado um arsenal completo, vários tamanhos e modelos.